terça-feira, 31 de julho de 2012

Os abolicionistas têm uma posição sobre os direitos humanos? Pode apostar que sim!

Postado por Gary L. Francione em seu blog em 30 de julho de 2012

Hoje uma pessoa me disse (num e-mail): “Sou totalmente a favor dos direitos animais, mas não acho que isso signifique que eu tenha de ser a favor dos direitos das mulheres, direitos dos gays, ou seja o que for”.
Errado.
Pense na lógica. O especismo é errado porque é como o racismo, o sexismo, o heterossexismo, etc., que também envolvem focar num critério irrelevante (raça ou sexo ou orientação sexual ou seja o que for) para justificar não dar igual consideração.
Não podemos dizer que o especismo é errado porque é como essas outras coisas erradas mas não temos uma posição sobre essas outras coisas erradas.
É claro que temos.
E essa posição é que toda discriminação é errada. Ponto final. Não importa se é discriminação baseada em raça, sexo, orientação sexual, classe, idade, etc. É errada.
Se você diz que o especismo é errado mas você não tem uma posição sobre os outros tipos injustos de discriminação, tudo que você faz é reforçar a noção de que o “pessoal da causa animal” não se importa com os humanos.
E o movimento abolicionista não se trata de misantropia.
*****
Se você não for vegano(a), por favor torne-se vegano(a). Veganismo é não violência. Sobretudo, é não cometer violência contra os outros seres sencientes. Mas também é não cometer violência contra a Terra e contra si mesmo.
Gary L. Francione
Professor, Rutgers University
© 2012 Gary L. Francione
Tradução: Regina Rheda