quinta-feira, 11 de março de 2010

Oito animais

Postado por Gary L. Francione em seu blog em 10 de março de 2010

Caros(as) colegas:
Esta manhã a AOL News publicou a matéria PETA’S Euthanasia Rates Have Critics Fuming [Índice de eutanásia praticada pela PETA enfurece críticos].
A matéria afirma que a PETA:
pratica eutanásia em mais de 90% dos cães e gatos que são abandonados em sua matriz em Norfolk, VA. Segundo dados do estado da Virgínia, em 2009 a PETA praticou eutanásia em 2.301 cães e gatos —97% dos que haviam sido levados à organização— e adotou apenas oito. E o índice de matança vem aumentando na PETA. De 2004 a 2008, as eutanásias praticadas pela organização aumentaram em 10%.
Eu chequei os documentos que a PETA protocolou junto à Secretaria da Agricultura e Serviços ao Consumidor da Virgínia [Virginia Department of Agriculture and Consumer Services] e confirmei que a notícia da AOL está correta. A PETA matou 681 cães e 1620 gatos. Ela também matou 51 “animais de companhia de outros tipos”.
São 2352 animais no total.
E a PETA adotou oito animais. Oito animais.
Isso é uma desgraça. “Eutanásia” é a morte que é do interesse do humano ou não-humano em quem ela é praticada. A eutanásia nunca é do interesse de um ser saudável.
A PETA aparentemente compartilha da visão de Peter Singer, segundo a qual uma morte relativamente indolor não constitui um dano aos animais não-humanos porque, ao contrário dos humanos, a maioria dos não-humanos não tem consciência de si e não pode apreender o que significa “ter uma vida”. Para ter interesse em continuar existindo, você precisa ser humano. Então, aqueles 2352 animais que a PETA matou não foram realmente prejudicados. Eles não se importavam com suas vidas, de qualquer maneira. Nada foi tirado deles quando eles foram mortos.
Um absurdo especista total e absoluto.
De acordo com o Economic Research Institute, a PETA tem uma receita de US$ 31.053.316 e US$19.759.999 em ativos.
Quanto desse dinheiro foi para um programa de adoção?
Quantas celebridades da PETA estão promovendo a adoção de animais da PETA, em vez de tirar a roupa para “ficar nuas” para a glória e a obstinada publicidade dessa organização?
Oito animais? Acho que só o pessoal do escritório já poderia ter adotado mais que isso.
Combinem isso tudo com o sexismo da PETA e o fato de essa organização premiar projetistas de matadouros e redes de supermercados que vendem carnes e outros produtos animais “felizes”, e fica claro que PETA não passa de uma piada, embora, para os animais, seja uma piada das mais trágicas.
Gary L. Francione
© 2010 Gary L. Francione

P.S. Adendo de 11 março de 2010:
Ontem à noite eu postei um comentário no Twitter:
Temple Grandin está anunciando que vai projetar instalações “humanitárias” na PETA para manejar o abate de milhares de animais “resgatados”.
Obviamente minha intenção foi parodiar o fato de que a PETA premiou Grandin e a chama de “visionária” por projetar matadouros que a PETA elogia.
Um considerável número de pessoas pensou que o comentário fosse sério. Acho isto fascinante: a PETA foi tão longe, na direção da exploração animal, que as pessoas chegam a pensar que o comentário é sério. Isso nos diz muito sobre a desenfreada confusão que reina num movimento onde o termo “direitos animais” significa “acolhemos 2300 animais; matamos todos, menos 8”.
Por falar nisso, eu também postei o seguinte no Twitter:
A HBO vai trocar o titulo do documentário sobre Newkirk, da PETA. Em vez de I Am An Animal [Eu sou um animal], o título será I Am An Animal (But Not One of the Ones We “Rescue” and Kill) [Eu sou um animal, mas nenhum daqueles que nós “resgatamos” e matamos].
Isso também foi uma piada, apesar de também ser uma possibilidade, eu suponho.

Posts relacionados:

Tradução: Regina Rheda